domingo, 30 de novembro de 2008

Charge: Microambientalismo


Nos fins de semana entre os dias 20 de setembro e 18 de outubro aconteceram uma série de oficinas, fruto da parceria entre a Oficina de Quadrinhos da UFC e a Comunicação e Cultura, uma ONG que desde 1988 auxilia grupos juvenis a produzir e a publicar jornais escolares e comunitários. A convite de Daniel Raviolo, o coordenador geral da ONG, nós da Oficina de Quadrinhos demos aulas de introdução à linguagem dos quadrinhos a participantes de alguns jornais comunitários e escolares.

Na oficina encorajamos os participantes a sugerirem temas de histórias que eles achassem apropriados para os seus jornais, mas o mais curioso é que as sugestões de temas variaram do mais engajado ao mais nonsense (enquanto uma aluna criou uma história sobre "a mercantilização do corpo feminino pela mídia", outra criou uma sobre "um garoto que é assaltado e se transforma num homem-leão-com-foguetes-nas-costas...).

Numa das aulas, um dos alunos comentou conosco sobre uma conversa que ele teve com catadores de lixo que vemos na rua. De acordo com ele os catadores, mais do que simples trabalhadores, são agentes ambientais (embora eles não se vejam muito dessa forma). A maneira como ele falou isso me deixou com aquela "coceira" na mão, e alguns minutos depois eu desenhei essa charge aí acima.

Infelizmente algumas histórias dessa oficina não foram finalizadas ou perdemos o contato com os donos das mesmas, por isso não pude postar algumas aqui. Mas se um dia eu encontrar alguma, posto aqui. Promessa!

Pra quem quiser conhecer o trabalho da ONG, aqui está o site da Comunicação e Cultura!

E, aproveitando a deixa, o blog da Oficina de Quadrinhos da UFC já está no ar! Lá vocês encontrarão dicas de quadrinhos, notícias, eventos e informações sobre a Oficina. Fiquem à vontade para visitarem, comentarem e linkarem nos seus blogs!

E por hoje é só, até as vistas!

P.s.1: Eu quero férias!
P.s.2: Eu quero férias!
P.s.3: EU QUERO FÉRIAS!

domingo, 23 de novembro de 2008

No meu tempo... #2: Correspondendo correspondências

No meu tempo...

Com grandes tecnologias vêm grandes cobranças...

Mais uma da série "No meu tempo..."! É bem mais fácil trabalhar com outros temas. Quando eu cuidava do Universotários eu descartava muitas idéias por que elas não se encaixavam na temática do blog. Mas agora que idéia é o que não falta, nem posso mais dar desculpa pelos atrasos...

Mais tiras vindo aí, nos próximos dias! Até as vistas!

P.s.1: Ainda não recebi as fotos da Amostragem, por isso nem pude postar a cobertura do humilde megaevento abalativo das Artes Visuais do CEFET. Vou tentar agilizar pra próxima semana!
P.s.2: Rumores não confirmados confirmam uma segunda Amostragem para o início de 2009! Fiquem no aguardo!
P.s.3: Sem piadinhas com o PS3 hoje.

domingo, 16 de novembro de 2008

HQ é arte: Discussão

Discussão

E o bom filho à casa torna! Saudações a todos!

Antes da mais nada, gostaria de começar pedindo minhas mais sinceras desculpas a todos os que têm visitado meu humilde blog. De julho pra cá passei por um período atarefadíssimo, em que eu mal tinha tempo pra me dedicar aos meus projetos pessoais. Mas finalmente as coisas estão melhorando e eu consegui desempoeirar o Petisqueira!

Como alguns de vocês devem saber, além de estudar Publicidade na UFC eu inventei de começar Artes Visuais no CEFET. Tem quem me ache doido por fazer duas faculdades literalmente ao mesmo tempo (ambas pela manhã), mas quer saber? Enquanto uns ainda acham, eu já tenho a certeza.

E loucuras à parte, minha turma de Artes, numa mobilização jamais vista na história do curso, conseguiu organizar nesse sábado passado (15/11) a Amostragem, uma exposição independente, realizada ontem no Mercado dos Pinhões, importante espaço cultural de Fortaleza. Os mais variados trabalhos foram expostos: fotografias, desenhos, pinturas, instalações... e quadrinhos!

Expus na Amostragem algumas tiras do nem-tão-finado Universotários e criei uma tira inédita, chamada Discussão, que vocês encontram aí acima. Minha intenção com essa tira é justamente criar uma reflexão a partir do estranhamento causado pelo desfecho da cena. O que vocês vêem?

No próximo post vocês terão a cobertura do evento. Até as vistas!

P.s.: mais uma vez, mil perdões pelo atraso! Prometo não vacilar (muito) a partir de agora!
P.s.2: cuidem bem dos seus joelhos. O meu fez "crec" e tive que operar...
P.s.3: dane-se, comprei um PSP!