domingo, 30 de novembro de 2008

Charge: Microambientalismo


Nos fins de semana entre os dias 20 de setembro e 18 de outubro aconteceram uma série de oficinas, fruto da parceria entre a Oficina de Quadrinhos da UFC e a Comunicação e Cultura, uma ONG que desde 1988 auxilia grupos juvenis a produzir e a publicar jornais escolares e comunitários. A convite de Daniel Raviolo, o coordenador geral da ONG, nós da Oficina de Quadrinhos demos aulas de introdução à linguagem dos quadrinhos a participantes de alguns jornais comunitários e escolares.

Na oficina encorajamos os participantes a sugerirem temas de histórias que eles achassem apropriados para os seus jornais, mas o mais curioso é que as sugestões de temas variaram do mais engajado ao mais nonsense (enquanto uma aluna criou uma história sobre "a mercantilização do corpo feminino pela mídia", outra criou uma sobre "um garoto que é assaltado e se transforma num homem-leão-com-foguetes-nas-costas...).

Numa das aulas, um dos alunos comentou conosco sobre uma conversa que ele teve com catadores de lixo que vemos na rua. De acordo com ele os catadores, mais do que simples trabalhadores, são agentes ambientais (embora eles não se vejam muito dessa forma). A maneira como ele falou isso me deixou com aquela "coceira" na mão, e alguns minutos depois eu desenhei essa charge aí acima.

Infelizmente algumas histórias dessa oficina não foram finalizadas ou perdemos o contato com os donos das mesmas, por isso não pude postar algumas aqui. Mas se um dia eu encontrar alguma, posto aqui. Promessa!

Pra quem quiser conhecer o trabalho da ONG, aqui está o site da Comunicação e Cultura!

E, aproveitando a deixa, o blog da Oficina de Quadrinhos da UFC já está no ar! Lá vocês encontrarão dicas de quadrinhos, notícias, eventos e informações sobre a Oficina. Fiquem à vontade para visitarem, comentarem e linkarem nos seus blogs!

E por hoje é só, até as vistas!

P.s.1: Eu quero férias!
P.s.2: Eu quero férias!
P.s.3: EU QUERO FÉRIAS!

3 comentários:

Welton Nogueira disse...

e eu tb quero férias!

Fabianny de Alencar disse...

uahuahauahuahuahau

É isso aí, tem que valorizar a profisão :P

Rédi Bortoluzzi disse...

hahahahahah
Muito boa a piada, boas cores, boa composição do personagem.
Grande trabalho, cara!